quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NOSSA CULTURA: Cantigas de roda

A partir de hoje vou postar algumas coisas da nossa cultura nordestina. Lembrem-se, o fato de sermos crentes, cidadãos da pátria celestial, não tira os nossos pés deste chão. Aliás, sobre este pó vivemos e devemos fazer valer nossa morada aqui (viver o evangelho), pois Deus nos confiou uma missão.

Se vivemos neste mundo, inevitavelmente fazemos parte dele. E mais! Cada um de nós carrega a cultura do povo que pertence. Conhecer sua cultura (leia também NÃO CONFUNDA, CULTURA EVANGÉLICA COM EVANGELHO.), seus costumes, suas peculiaridades, indubitavelmente nos ajudará a  levar a mensagem de Cristo na linguagem que falam. Isso torna o evangelho mais acessível. Jesus fez muito isto quando falava em parábolas. E o próprio Deus foi se revelando a nós de acordo com a cultura de cada povo, em sua determinada época.

Por definição, cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade, como membro dela. "Um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe".

Hoje vou mostrar uma expressão cultural muito conhecida de muitos: as cantigas de roda!



As cantigas populares de roda são brincadeiras infantis, onde crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, executando coreografias de acordo com a música.

Quase sempre as canções sofrem variações regionais. Abaixo segue uma lista que peguei no Portal Terra das mais populares. Basta clicar na música para ver a letra e ouvir a canção.

A Barata Diz Que Tem
A Barraquinha
A Boneca
A Conoa Virou
A Gatinha Parda
A Rosa Amarela
Atirei o Pau no Gato
Balaio
Boi Barroso
Boi da Cara Preta
Bolinho de Arroz
Borboletinha
Brincadeiras de Roda
Cachorrinho
Cadê?
Cai, Cai, Balão
Capelinha de Melão
Ciranda Cirandinha
Comer Comer
Criança
Doidas Andam as Galinhas
Escravos de Jó
Eu Sou um Coelhinho
Fui no Tororó
Giroflê
Lavar os Dentes
Mando Tiro Tiro Lá
Marcha Soldado
Meu Gatinho
Meu Lanchinho
Meu Limão, Meu Limoeiro
Mineira de Minas
Na Bahia Tem
Nana Nenem
Não Atire o pau no gato
Nesta Rua
O cravo brigou com a rosa
O Meu Boi Morreu
O Meu Chapéu Tem Três Pontas
O Meu Galinho
O Pobre Cego
O sapo
Peixe Vivo
Pézinho
Pirulito que Bate-Bate
Quem é de Valentim?
Roda Pião
Samba Lelê
Sapo Cururu
Se Essa Rua Fosse Minha
Terezinha de Jesus
Tomatinho feliz
Trava língua
Vai Abóbora
Vamos Maninha
Viuvinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários maldosos e/ou xingamentos. Obrigado pela visita!