quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Esquecidos, porém vivos!


O povo sertanejo sofre por décadas o isolamento e o esquecimento pelo governo, políticos (que só lembram desse povo em campanhas eleitorais), enfim, isto não é novidade para ninguém. O que me impressiona é o fato de, também, por décadas o povo sertanejo ser esquecido pela igreja. Isto mesmo! A igreja não lembrou do sertão, e é por isso que hoje encontramos pessoas que não conhecem a Jesus e vivem presas em suas superstições, romarias, sendo a idolatria uma das principais características. Isto porque, apesar de tudo, o sertanejo é um povo de fé, embora construída em cima de crendices e de sua cultura matriarcal. Glorifico a Deus porque o Sertão está começando a ser lembrado por todos. Lembro-me que em grandes conferências de missões, falavam das janelas 10/40, dos desafios na áfrica e de países perseguidos, enquanto isso o sertão continuava esquecido. 

Não posso deixar de fazer referência a Juvep que a 30 anos tem feito este papel. Começou pequena e, perseverante em sua luta, pôde influenciar vários missionários com o desejo de alcançar os esquecidos, inspirou novas missões, e parcerias estão sendo feitas para alcançar esse povo hospitaleiro, que gosta de uma prosa.

O desafio é enorme, afinal de contas, são mais de 14 milhões de sertanejos que precisam do evangelho. Ei, mais uma coisa tem me intrigado, embora tantas iniciativas tenham sido feitas, precisamos observar que existem dois modelos de sertão: o urbano e o rural. Há por parte de algumas poucas igrejas o desejo de alcançar o sertão urbano, e o rural? Parece continuar esquecido, enquanto Jesus ensina com sua atitudes: “Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Mateus 9:35” 

O sertão rural não é um sertão de grandes templos, de cotas denominacionais. Talvez o sertão rural nunca tenha condições de manter um obreiro em tempo integral... Mas este povo, com toda sua simplicidade, precisa de Jesus, mesmo na sua forma simples de agir, ser e viver. Levar o evangelho ao sertão rural não é uma tarefa fácil, nunca foi. Na sua maioria, são lugares inóspitos, mas não podemos negar que é uma tarefa nossa! O meu convite é: Vamos nos lembrar dos povoados esquecidos, eles estão vivos.

Cleber Campos, Missionário Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários maldosos e/ou xingamentos. Obrigado pela visita!